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Administrar um condomínio é uma tarefa desafiadora. A rotina de trabalho dos síndicos requer planejamento, conhecimento e disposição para garantir a segurança e bem-estar de todos. 

A comunicação tem um papel primordial no cumprimento dessa função de extrema responsabilidade.

Ela precisa ser objetiva, clara e sem brechas para diferentes interpretações. Para evitar contratempos e desentendimentos, defina um canal de comunicação de fácil acesso, para que todos os moradores possam ter conhecimento, tirar dúvidas e seguir os direcionamentos necessários. 

A comunicação atualmente

Avisos no elevador, comunicados nas caixas de correspondência e livro de reclamações na portaria ainda são utilizados em diversos prédios, mas cresce em larga escala a utilização da tecnologia para facilitar a comunicação entre síndico e condôminos.

O WhatsApp tornou-se uma ferramenta indispensável no dia a dia do condomínio. Grupos são criados com temas distintos, como jardim, gourmet, manutenção e afins. Isso ajuda a filtrar os interessados em temas específicos.

Um aplicativo para o condomínio também ajuda na organização de atividades e rotinas, pois possibilita o agendamento de espaços reservados, acessibilidade a informativos, facilidade em ter segunda via de faturas e afins. A SP Condo conta com um aplicativo completo que pode ajudar os condôminos e síndicos em suas tarefas.

As redes sociais e websites também ajudam a informar os moradores sobre atividades que estão em execução, facilita conversas amistosas sobre melhorias e dicas do dia a dia.

Dicas de comunicação

A comunicação do síndico para os condôminos é vital para a boa relação entre as partes, segue algumas recomendações para um bom texto, independente do canal utilizado:

Objetividade: vá direto ao ponto! Evite delongas, histórias ou assuntos que não somarão na jornada do morador.

Formalidade: toda comunicação do síndico tem consequência jurídicas, então é importante manter a discrição e manter a compostura.

Clareza: evite palavras ou frases com duplo sentido, ou com difícil interpretação. Uma comunicação saudável e correta é aquela que todos entendem.

Diplomacia: o síndico deve respeitar toda pluralidade que houver no condomínio, tanto em origens, condições econômicas, gêneros, etnias e afins.

 

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